Introdução
O SEO é composto por vários elementos, e saber o que são e como funcionam é a chave para entender por que o SEO é tão importante. Resumindo, o SEO é crucial porque torna seu site mais visível, o que significa mais tráfego e mais oportunidades de converter prospects em clientes. Confira as ferramentas de SEO que você pode usar para uma classificação ideal.
É também uma ferramenta valiosa para o reconhecimento da marca, construção de relacionamentos com clientes em potencial e posicionamento como entidade confiável em seu campo. Então, aqui está tudo o que você precisa saber sobre SEO e por que é vital ter sucesso no mundo digital de hoje.
Os elementos cruciais de SEO
Palavras-chave
Já passaram os dias em que as palavras-chave eram a única técnica de SEO que importava, mas isso não significa que elas ainda não sejam cruciais. A diferença é que hoje as palavras-chave devem ser bem avaliadas, escolhidas com cuidado e usadas criteriosamente em seu conteúdo para serem eficazes.
Mas o que são palavras-chave? Palavras-chave são palavras e frases que os usuários, que são clientes em potencial, usam para encontrar conteúdo on-line. Cabe às marcas usarem para se conectar com clientes em potencial que procuram seus produtos e serviços, antes da concorrência.
Ao realizar as principais estratégias de pesquisa de palavras-chave, é importante procurar aquelas com altas taxas de pesquisa e baixa concorrência e escolher palavras-chave de cauda curta (como cachorro), palavras-chave de cauda longa (como cachorros terrier à venda) e palavras-chave locais (como cachorros à venda em Porto Alegre) para trabalhar em seu conteúdo. Juntamente com uma palavra-chave primária (ou semente), você também deve ter palavras-chave secundárias e terciárias, pois elas ainda agregarão valor ao seu conteúdo e negócio. Por fim, use palavras-chave para otimizar todos os seus títulos, URLs e outros elementos de SEO na página (falaremos mais sobre isso depois…)
Conteúdo
O conteúdo é uma parte vital do SEO porque é o veículo que você usa para alcançar e envolver o público. Pesquisar sobre o seu público alvo e criar conteúdo adequado é essencial quando pensamos em SEO de sites.
Por exemplo, se você possui uma vinícola e deseja aumentar sua visibilidade, pode publicar uma série de posts de blogs sobre vinhos e tipos de uvas, escolhas certas de rótulos, dicas de acompanhamentos e muito mais. Quando uma pessoa que queria saber sobre que vinho tomar com seu espaguete, procurava essas informações, seu blog aparecia e você conseguia construir um relacionamento com esse cliente em potencial, fornecendo informações valiosas. A ideia é que, quando chegar a hora de comprar um vinho, sua vinícola seria a primeira a vir à mente.
O conteúdo de hoje deve ser educacional, mas também interessante, relevante e compartilhável. O conteúdo vem em uma variedade de formas, incluindo:
- Apresentação da página do website;
- Vídeos;
- Blogs (é fácil começar seu próprio blog para praticar!);
- Infográficos;
- Podcasts;
- Listas;
- Guias de instruções;
- White papers e e-books;
- Postagens de mídia social;
- Listagens locais;
SEO fora da página (SEO off-page)
O SEO fora da página envolve práticas de otimização externas que acontecem fora do site.
A principal técnica usada para SEO fora da página é a construção de backlinks, pois backlinks de qualidade para seu site, vindo de sites externos informam aos mecanismos de pesquisa que seu site é valioso e de alta qualidade, o que ajuda a criar autoridade.
Existem muitas táticas para a construção de backlinks, e algumas das melhores práticas atuais incluem guest blogging, criação de muitas postagens em redes sociais com links para o site, que serão altamente compartilhados e uso de marketing de influenciadores em seu conteúdo.
SEO Local
O SEO local está se tornando cada vez mais importante à medida que mais e mais pessoas usam dispositivos móveis para pesquisa. Atualmente, 60% de todas as pesquisas são realizadas em um dispositivo móvel e quase metade dessas pesquisas tem intenção local.
Então, digamos que você possua uma barbearia, o SEO local garantiria que, quando as pessoas em sua área procurassem as melhores barbearias da cidade, elas encontrariam seu site.
Juntamente com o uso de palavras-chave locais, outras práticas recomendadas de SEO local incluem criar páginas específicas de local para seu site, dando ênfase na cidade de atuação e criar páginas para sua empresa (também chamadas de páginas de entrada ) nos diretórios locais do Google Meu Negócio e no Google Maps.
Marketing de mecanismo de pesquisa
Search Engine Marketing (SEM) refere-se a esforços de marketing pagos e inclui itens como anúncios nativos, Google AdWords, anúncios de mídia social, pagamento por clique (PPC), anúncios de compras do Google, anúncios gráficos e muito mais.
Embora o SEM nem sempre seja um componente importante de uma estratégia abrangente de SEO, ele tem seu lugar, pois pode ajudá-lo a alcançar públicos novos e altamente direcionados. Você também deve fazer seu SEO e SEM trabalharem juntos, caso optar por publicidade paga.
Exemplos de atividades de publicidade SEM incluem:
- Campanhas pagas e direcionadas;
- Cópia baseada em palavras-chave, que se relaciona especificamente com sua empresa ou produto;
- Indicadores de desempenho, como taxas de cliques (CTR) e custo por clique (CPC);
- Recurso em destaque: Manual e kit de ferramentas de auditoria de SEO no local;
Entendendo a importância do SEO para empresas modernas
Visibilidade e classificações
Uma das funções mais importantes do SEO é aumentar a visibilidade, o que significa tornar mais fácil para os clientes em potencial encontrá-lo quando pesquisarem por algo que você tem a oferecer. A visibilidade está diretamente relacionada ao seu ranking.
Quanto mais alto você classificar em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP), mais provável é que os clientes em potencial o vejam e cliquem em seu site, por isso é fundamental aumentar a classificação orgânica da página. Quanto mais eficazes forem seus esforços de SEO, maior será sua classificação e melhor será sua visibilidade, o que é especialmente importante quando você considera que um quarto dos usuários da web nunca clica além do primeiro SERP.
Tráfego da Web
O aumento do tráfego na web é um dos principais objetivos do SEO, e você aumenta o tráfego quando aumenta a visibilidade e as classificações. Considere isso por um momento: o primeiro lugar em uma pesquisa do Google recebe quase 32% dos cliques e subir apenas um lugar nos resultados da pesquisa pode aumentar a CTR em incríveis 30,8%.
O graal de ouro para muitos profissionais de marketing é o ‘Featured Snippet’, que geralmente é chamado de posição 0, pois aparece acima do primeiro URL classificado. Geralmente, trata-se de conteúdo retirado de uma página de destino em um blog que responde a uma pergunta que as pessoas estão procurando e pode dar um grande impulso ao seu clique orgânico.
Portanto, se você deseja que mais pessoas encontrem seu site por meio de um mecanismo de pesquisa, precisa usar práticas de SEO que o ajudarão a se classificar entre as cinco primeiras posições e, idealmente, o número um.
Autoridade
Page Authority (PA) é cada vez mais importante para os motores de busca, uma vez que está se tornando mais importante para os usuários da web. Essencialmente, autoridade significa que seu site é confiável, de alta qualidade, relevante e tem algo a oferecer.
As pontuações variam de 1 a 100 e quanto maior o seu número, mais autoridade o seu site tem. Você pode encontrar sua classificação de PA usando ferramentas como o Moz e embora seja difícil influenciá-la, muitos especialistas em SEO acreditam que isso tem a ver com o perfil do link – obter links externos de fontes confiáveis e bem visitadas.
Criando uma melhor experiência para o visitante
Outra razão pela qual o SEO é crítico, isso porque todo o tempo que você gasta gerando um ótimo conteúdo e a otimização de SEO na página melhora a usabilidade do seu site. Isso cria uma experiência de cliente perfeita e positiva.
Por exemplo, quando você toma medidas para tornar seu site responsivo, isso o torna utilizável para todos os seus visitantes de dispositivos móveis, bem como para pessoas que visitam através de um tablet, notebook ou desktop. Da mesma forma, ao aumentar a velocidade de carregamento da página, você reduzirá a taxa de rejeição e incentivará os visitantes a permanecerem mais tempo em seu site. Os consumidores esperam que uma página carregue o mais rápido possível com um limite de carregamento que não ultrapasse três segundos! Quanto maior o tempo de carregamento, maior é a taxa de rejeição e menores serão suas conversões.
A porcentagem de usuários que abandonam um site se a página não carregar nos três primeiros segundos chega a 40%, podendo aumentar 10% a cada 1,5 segundo a mais de espera. Por isso a Nodle mantém uma parceria firme e duradoura com uma das melhores empresas de hospedagem do Brasil, que conta com servidores no território brasileiro.
Lembre-se, os motores de busca não são perfeitos, o SEO é importante justamente por isso. Se você não tomar medidas para combater as falhas, seu site pagará o preço.